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Credenciadores, Subcredenciadores e Instituições Domicílio: atendam às novas normas utilizando o SERAP!


Em 19/12/2018, foi publicada a Resolução nº 4.707/2018 do CMN que estabelece condições e procedimentos, para a realização por instituições financeiras de operações de crédito vinculadas a recebíveis de arranjo de pagamento e a Circular nº 3.924/2018 pelo Banco Central do Brasil, ambas dispõem sobre a utilização de recebíveis de arranjo de pagamento em garantia de operações de crédito.

A CIP mantém seu posicionamento de atender por meio do SERAP e do SAR, os requisitos estabelecidos pelo Banco Central do Brasil e ratifica que:

1. O SERAP (Serviço de Recebíveis de Arranjos de Pagamento), permite que instituições financeiras comuniquem aos credenciadores e subcredenciadores, a existência de operações de crédito com garantia de recebíveis de cartões em nome de estabelecimentos comerciais que possuem relacionamento com essas instituições, e os dados que possibilitem o depósito dos valores para liquidação dessas operações. O acesso às informações é gratuito para os credenciadores e subcredenciadores participantes do serviço.

2. O SAR (Serviço de Agenda de Recebíveis), permite que credenciadores e subcredenciadores enviem às instituições domicílios onde seus credenciados estão domiciliados, a agenda futura dos recebíveis de cartões possibilitando às instituições financeiras, as análises para a disponibilização de crédito aos estabelecimentos comerciais.

A lista atualizada dos participantes do SERAP e do SAR, está disponível na página web da CIP e pode ser visualizada pelo link:

Conheça os participantes que utilizam este sistema.

Ratificamos ainda que os participantes relacionados na lista supracitada, não necessitam realizar qualquer alteração sistêmica para iniciar suas interações com o SERAP.

A documentação necessária para adesão ao SERAP pelas instituições domicílio, credenciadores e subcredenciadores, no atendimento ao disposto da Resolução CMN 4.707 e Circular BACEN 3.924, deve ser solicitada à equipe de monitoramento IMF da CIP por meio do e-mail serap@cip-bancos.org.br ou telefone (11) 4502-2330. Esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários podem ser obtidos pelos mesmos canais.


 

Acquirers, Sub-acquirers and Institutions: find out how to use SERAP!

 

On December 12, 2018, Resolution No. 4,707 / 2018 of the CMN was published, which establishes conditions and procedures for the performance by financial institutions of credit operations linked to payment arrangement receivables and Circular No. 3,924 / 2018, which provide for the use of payment arrangement receivables as collateral for credit operations.

 

CIP maintains its position to provide, through SERAP and SAR, the requirements established by the Central Bank of Brazil, and ratifies that:

 

1. The SERAP allows financial institutions to communicate, to the acquirers and sub- acquirers, the existence of credit operations with collateral of card receivables, on behalf of commercial establishments that have relationships with these institutions, and the data that allow the deposit of the values for settlement of these operations. Access to information is free of charge to the acquirers and sub-acquires, participating in the service.

 

2. The SAR allows the acquirers and sub-acquirers to send to the financial institutions the future agenda of the receivables of credit cards, enabling the financial institutions to analyze the availability of credit to commercial establishments.

 

The updated list of SERAP and SAR participants is available on the CIP website, and can be viewed through the link:

Meet the participants using this system.

 

We further affirm that, the participants listed in the aforementioned list, do not need to make any systemic alterations to initiate their interactions with SERAP.

 

The documentation required for join SERAP, by the domicile institutions, acquirers and sub-acquirers, in compliance with the provisions of CMN Resolution 4,707 and Circular BACEN 3,924, should be requested from the CIP IMF monitoring team, by e-mail serap @ cip -bancos.org.br and / or telephone number (11) 4502-2330. Additional clarifications that may be required can be obtained in the same email and telephone.


 


 


 


 

Adquirente, Subadquirente e Domicilio Bancario : atención a las nuevas regulamentaciones utilizando el SERAP!

 

En 19/12/2018, se publicó la Resolución nº 4.707 / 2018 del CMN que establece condiciones y procedimientos para la realización, por instituciones financieras, de operaciones de crédito vinculadas a recibibles de arreglo de pago y la Circular nº 3.924 / 2018 por el Banco Central de Brasil, las cuales disponen sobre la utilización de recibibles de arreglo de pago en garantía de operaciones de crédito.

 

La CIP mantiene su posicionamiento de atender, por medio del SERAP y del SAR, los requisitos establecidos por el Banco Central de Brasil, y reitera que:

 

1. El SERAP permite a las instituciones financieras comunicar, a los adquirentes y subadquirentes, la existencia de operaciones de crédito con garantía de recibibles de tarjetas, en nombre de establecimientos comerciales que tienen relación con esas instituciones, y los datos que posibiliten el depósito de los valores para liquidación de esas operaciones. El acceso a la información es gratuito para los adquirentes y subadquirentes participantes del servicio.

 

2. El SAR permite que los adquirentes y subadquirentes envíen a los domicilios bancarios donde sus acreditados están domiciliados, la agenda futura de los recibibles de tarjetas, posibilitando a las instituciones financieras análisis para la disponibilidad de crédito a los establecimientos comerciales.

 

La lista actualizada de los participantes del SERAP y del SAR está disponible en la página web de la CIP, y puede ser visualizada por el enlace: Conozca a los participantes que utilizan este sistema.

 

Reiteramos además que, los participantes relacionados en la lista arriba mencionada, no necesitan realizar cualquier alteración sistémica para iniciar sus interacciones con el SERAP.

 

La documentación necesaria para la adhesión al SERAP, por los domicilios bancarios, adquirentes y subadquirentes, para atención a lo dispuesto en la Resolución CMN 4.707 y en la Circular BACEN 3.924, debe ser solicitada al equipo de monitoreo IMF de la CIP, por medio del e-mail serap@cip -bancos.org.br y / o del teléfono (11) 4502-2330. Las aclaraciones adicionales que se hagan necesarias pueden obtenerse en el mismo e-mail y teléfono.