Logon

Página Interna
Sim

Sobre a CIP Sobre a CIP

​​​​​​​VÍDEO INSTITUCIONAL CIP - Para melhor visualização, utilize a função tela inteira​

 

A CIP, associação civil sem fins lucrativos, integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Com 15 anos de existência, possui em seu portfólio soluções e serviços que contribuem para o desenvolvimento do mercado financeiro e da sociedade. Somente em 2015, a CIP processou mais de 3,2 bilhões de transações no País, totalizando mais de R$ 7,7 trilhões liquidados, que corresponde a 1,31 do PIB Brasil.

Criada em 10 de abril de 2001, como Clearingban, a CIP iniciou suas operações com o SITRAF (Sistema de Transferência de Fundos) para a compensação de liquidação de TEDs (Transferência Ele​​​​trônica Disponível). Na época, a crescente globalização da economia e a interdependência dos mercados financeiros passaram a exigir bases mais rigorosas e sofisticadas para o sistema de pagamentos.

As soluções e serviços da CIP provêm confiabilidade, disponibilidade e segurança ao mercado financeiro e todos os sistemas da organização que são monitorados operam com disponibilidade que garante eficiência ao negócio de seus Participantes.

Inúmeras instituições utilizam diretamente as soluções e serviços da CIP, como bancos, credenciadores, cartórios, fundos, gestores de bancos de dados, governo estadual de São Paulo e o público em geral, dentre outros.

​A CIP possui redundância completa de seus ambientes e é certificada pela ISO 27.001 – Segurança da Informação e ISO 22.301 – Continuidade de Negócios, sendo uma das primeiras organizações a garantir estas certificações no Brasil.

Reconhecida internacionalmente, a CIP participa de eventos fora do País para apresentar seus serviços e soluções, conhecer outras práticas de mercado e fomentar o aprimoramento dos meios de pagamento no mundo. A instituição é membro do IPFA - International Payments Framework Association, da Asociación Latina de Camaras de Compensación, do Global Payments Forum.​