Logon
English Español Português
Área Restrita
Login

Senha
Entrar
Esqueci a senha

​​​​​​​​​​​

 
​​​​​​​​
A CIP é uma associação civil sem fins lucrativos que integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Com isonomia e neutralidade, provemos soluções que promovem a evolução do mercado financeiro e o desenvolvimento da sociedade.
   
Nosso portfólio de soluções e serviços integra tecnologia, inovação e segurança às transações financeiras efetivadas no País.    
Somente em 2018, processamos mais de 20 milhões de operações financeiras diariamente, cerca de 2,5 milhões de operações eletrônicas e 1,6 bilhão de transações de pagamentos com cartões para estabelecimentos comerciais.
     
Provemos infraestrutura aos movimentos do mercado financeiro ou segundo a definição do Bank for International Settlement, somos uma “Financial Market Infrastructure”, portanto, proporcionamos confiabilidade, disponibilidade e segurança às movimentações financeiras e ao seu tráfego.    
Em última análise contribuímos para um mercado financeiro sólido e estável em benefício de toda a sociedade.   
      
Iniciamos nossas operações em 10 de abril de 2001 como Clearingban. Ao longo de nossa trajetória, acompanhamos a evolução do mercado financeiro e desenvolvemos soluções adequadas a cada momento.    
A primeira delas foi o SITRAF (Sistema de Transferência de Fundos), na compensação de liquidação de Transferência Eletrônica Disponível. O serviço foi desenvolvido numa época em que a crescente globalização da economia e a interdependência dos mercados financeiros, exigiam mais rigor e sofisticação ao sistema de pagamentos.   
      
Nossas soluções e serviços proveem confiabilidade, disponibilidade e segurança ao mercado financeiro. Todos os sistemas são monitorados para operar com total acessibilidade e maximizar a eficiência ao negócio de nossos Participantes.   
A excelência de desempenho da CIP atraiu inúmeras instituições que hoje utilizam nossas soluções e serviços. Entre elas, Instituições Financeiras e de Pagamentos, Credenciadores, Subcredenciadores, Instituidores de Arranjos (bandeiras), Cartórios, Fundos, Gestores de Bancos de Dados, Consórcios, Empresas de leasing, Cooperativas de Crédito e Governos.   
 
Somos reconhecidos no mercado global como Câmara de Pagamentos com atuação no Brasil e participação em eventos internacionais, onde apresentamos nossos serviços e soluções, conhecemos outras práticas de mercado e fomentamos o aprimoramento dos meios de pagamento no mundo.   
Pertencemos ao IPFA - International Payments Framework Association, da Asociación Latina de Camaras de Compensación, do Global Payments Forum, dentre outras associações.   
  
Acreditamos na convergência de esforços que gera a energia que inspira, a vibração que motiva e a esperança que alimenta e mobiliza o ser humano na construção do futuro desejado.   
A CIP é o resultado desta convergência, deste pensar e trabalhar coletivamente, compondo interesses e multiplicando a ampla capacidade inovadora do ser humano na geração do bem comum.   
 
Trabalhamos no objetivo de desenvolver soluções colaborativas com tecnologia, inovação e valorização do humano incluindo a meta de minimizar riscos e reduzir custos.    
Mais do que isso, junto aos nossos participantes e a dedicação de todas as pessoas que constroem a história da CIP, buscamos a construção do futuro. E estamos preparados para contribuir com todas as transformações do mercado.

​​​​
 
 
CIP is a not-for-profit association which is part of the Brazilian Payments System (SPB). Our services and solutions foster financial market evolution and the development of society.​

We have a solutions and services portfolio that includes technology, innovation and security for financial transactions made in Brazil.    
In 2018 alone, we processed over 20 million financial transactions per day, around 2,5 million online transactions and 1.6 billion card payment transactions at commercial establishments.   
 
We provide infrastructure for financial movements or, according to the Bank for International Settlement definition, we are "Financial Market Settlement Infrastructure", therefore, we are reliable, available and secure in conducting financial activity and traffic.    
The bottom line is, we contribute to a solid and stable financial market, benefitting society as a whole.

We began to operate on April 10, 2001 as Clearingban. Throughout our journey, we have kept up with evolution of the financial market and developed appropriate solutions.   
The first of these was SITRAF to offset the settlement of Electronic Funds Transfers. This service was developed at a time of increasing economic globalization and financial market interdependence, requiring more rigorous, sophisticated payment systems.​

Our solutions and services provide a more reliable, available and secure financial market. All our systems are monitored in order for operation to be fully accessible and to maximize efficiency of our Participants' business.   
CIP's excellent perfomance has attracted countless institutions which now use our solutions and services. These include Financial and Payment Institutions, Crediting, Subcrediting Institutions, Arrangement Institututions (flags), Notaries, Funds, Database managers, Consortia, Leasing companies, Credit cooperatives and Governments. 

We are globally recognized as a Clearing House, operating in Brazil and taking part in international events to introduce our services and solutions, become familiar with other market practices and encourage the improvement of payment methods all over the world.   
We are a member of IPFA - International Payments Framework Association, of the Asociación Latina de Camaras de Compensación (Latin American Association of Clearing Houses, of the Global Payments Forum, among other associations.   

We believe in the convergence of effort that creates energy that inspires, movement that motivates and hope that feeds and mobilizes the human being to construct the desired future.
CIP is the result of this convergence, of thinking and working collectively, bringing together interests and multiplying the broad innovative capacity of the human being for the common good.  
 
We work to develop collaborative solutions, with technology, innovation and valuing humans, including to minimize risks and reduce costs. 
More than that together with our participants and the dedication of all those who have been part of building CIP, we seek to build the future. And we are prepared for contribute with all the transformations the market may undergo.

 



​​​​​​
​​
CIP es una asociación ánimo de lucros que integra el Sistema de Pagos Brasilenõ (SPB). Con isonomía y neutralidad, proveemos soluciones que promueven la evolución del mercado financiero y el desarrollo de la sociedad.   

Contamos con un portafolio de soluciones y servicios que integran tecnología, innovación y seguridad para las transacciones financieras realizadas en el país.
Sólo en 2018 hemos procesado más de 20 millones de operaciones financieras diariamente, cerca de 2.5 millones de operaciones electrónicas y 1.6 mil millones de transacciones de pagos con tarjetas de crédito para estabelecimientos comerciales.     

Provemos infraestructura par alos movimientos del mercado financiero o, según la difinición de Bank for International Settlement, somos una "Financial Market Settlement Infrastructure", por lo tanto, proporcionamos confiabilidad, disponibilidad y seguridad para los movimientos financieros y su tráfico.
En resumen, contribuimos para tener un mercado financiero sólido y estable, en beneficio de toda la sociedad.   
 
Iniciamos nuestras operaciones el 10 de abril de 2001, como Clearingban. A lo largo nuestra trayectoria, hemos seguido la evolución del mercado financiero y hemos desarrollado soluciones adecuadas para cada momento.    
La primera fue el SITRAF para la compensación de liquidación de Transferencia Electrónica Disponible. El servicio fue desarrollado en una época que la creciente globalización de la economía y la interdependencia de los mercados financieros exigían más rigor y sofisticación para el sistema de pagos.   

Nuestras soluciones y servicios proveen confiabilidad, disponibilidad y seguridad al mercado financiero. Todos los sistemas son monitoreados para operar con total accesibilidad y maximizar la eficiencia al negocio de nuestros Participantes.   
La excelencia de desempeño de CIP ha atrído muchas instituciones que hoy utilizan nuestras soluciones y servicios. Entre ellas, Instituciones Financieras y de Pagos, Acreditadores, Subacreditadores, Instituidores de Arreglos (marcas), Notarías, Fondos, Gestores de Bancos de Datos, Consorcios, Empresas de leasing, Cooperativas de crédito y Gobiernos.
 
Somos reconocidos en el mercado global como Cámara de Pagos, con operación en Brasil y participación en eventos internacionales para representar nuestros servicios y soluciones, conocer otras prácticas de mercados y fomentar la mejora de los medios de pago en el mundo.
Somos miembros del International Payments Framework Association (IPFA), de la Asociación Latina de Cámaras de Compensación, de Global Payments Forum, entre otras asociaciones​.   

Creemos en la convergencia de esfuerzos que genera la energía que inspira, la vibración que motiva y la esperanza que alimenta y moviliza el ser humano en la construcción del futuro deseado.
CIP es el resultado de esta convergencia, de este pensar y trabajar colectivamente, para alinear intereses y multiplicar la amplia capacidad innovadora del ser humano para la generación del bien común.
 
Trabajamos para desarrollar soluciones colaborativas, con tecnología, innovación y valoración del humano, incluyendo el objetivo de minimizar riesgos y reducir costos. 
Más que eso. Junto con nuestros participantes y la dedicación de todas las personas que construyen la historia de CIP, buscamos la construcción del futuro. Y estamos preparados para contribuir con todas las transformaciones del mercado​.


 




Linha do Tempo
Timeline
Linea del Tiempo
​​​FILOSOFIA ORGANIZACIONAL   

 
​​​VISÃO

Ser referência global em soluções e serviços financeiros, que promovam evolução do mercado e o desenvolvimento da sociedade.

MISSÃO

Prover serviços e soluções para o sistema financeiro de forma colaborativa, inovadora e proativa com eficiência e segurança.
​VALORES


ÉTICA

Atitude íntegra e responsável


REFERÊNCIA EM SERVIÇOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Busca pelo encantamento dos Participantes
Confiabilidade, qualidade e eficiência nas soluções e serviços
Melhoria contínua e inovação
Responsabilidade econômico-socioambiental



RELACIONAMENTOS COLABORATIVOS

Trabalho em equipe
Atenção genuína às necessidades do outro
Respeito à diversidade
Atitudes colaborativas com os públicos de interesse


VALORIZAÇÃO DO HUMANO

Respeito ao indivíduo
Incentivo ao desenvolvimento pessoal
Ambiente saudável​
​​​​SEGURANÇA

Confidencialidade e integridade no tratamento de informações
Disponibilidade e continuidade de negócio

​ÉTICA   

 
Atitude íntegra e responsável

 
Valor inegociável, essencial em nossos relacionamentos. O Código de Ética e ​Conduta da CIP pauta nossas ações e fortalece nossos princípios nas interações com nossos públicos: Conselho de Administração, Funcionários, Participantes, Comitês de Assessoramento, Instituições Financeiras, Órgãos Reguladores, Instituições Públicas, Parceiros de Negócios, Fornecedores, Associações e Prestadores de Serviço.
 
Aplicável a todos os funcionários e terceirizados, o Código e as Diretrizes do Programa de Integridade são complementos às Normas e Políticas da Organização.​
​​
RELACIONAMENTOS

Trabalhar no desenvolvimento e na sustentação de relacionamentos colaborativos, que gerem soluções e serviços em benefício da sociedade é um dos princípios da filosofia da CIP.

 
Relacionamentos colaborativos cultivados pela CIP   

 
B3   
DATAPREV   

 
Relacionamentos Internacionais   
                 

   
Participantes   
                       
São consideradas Participantes todas as empresas que usufruem das soluções e serviços, sejam elas associadas ou não à CIP. Atualmente existem 1361 Participantes distintos que utilizam os serviços.





​​​ORGANIZATIONAL PHILOSOPHY  

 

​​​VISION

To be a global reference in financial services and solutions that encourages the evolution of the market and the development of society.


MISSION

 

To provide financial system services and solutions collaboratively, inovatively and proactive with efficiency and security.

VALUES


ETHICS

Honest and responsible attitude



REFERENCE IN CORPORATE GOVERNANCE SERVICES

Constantly striving to impress our Participants
Reliability, quality and efficiency in ​solutions and services
Investment in continuous improvement and innovation
Economic and socio-environmental responsibility



COLLABORATIVE RELATIONSHIPS

Teamwork
Genuinely attentive to the needs of others
Respectful of diversity
Collaborative attitude with stakeholders



​​SECURITY

Confidentiality and integrity when dealing with information
Availability and business continuity


 

 

VALUING PEOPLE

Respect for the individual

Incentives to personal development

Health environment


 



ETHICS
 
Honest and responsible attitude

​​
Not negotiable value, is essential to our relationships. The CIP Code of Ethics and Conduct guides our actions and strengthens our principles in our interactions with our target audience: Board of Directors, Employees, Participants, Advisory Committees, Financial Institutions, Regulatory Agencies, Government Institutions, Business Partners, Suppliers, Associations and Service Providers.

Applicable to all employees and outsourced personnel, the Code and the Integrity Program Guidelines are a supplement to the Organization Standards and Policies.

RELATIONSHIPS

Working in the development and sustainment of cooperative relationships that generate solutions and services for the benefit of society is one of the principles of CIP's philosophy.

 
Collaborative relationships nurtured by CIP:


 
International Relationships   

​​  
Participants
 

Participants mean all companies that use the solutions and services, whether associated or not with CIP, are considered as Participants. Currently, there are 1361 different participants using the services.


 


​​​FILOSOFÍA ORGANIZACIONAL   

 
​​​VISIÓN

Ser referencia global en soluciones y servicios financieros que promuevan la evolución del mercado y el desarrollo de la sociedad.

MISIÓN

Proveer servicios y soluciones integrados para el sistema financiero, de manera colaborativa, tecnológica, innovadora y proactiva con eficiencia y seguridad.

VALORES


 

ÉTICA

Actitud íntegra y responsable

REFERENCIA EN SERVICIOS Y GOBERNANZA CORPORATIVA

Búsqueda constante a través del encantamiento de los

Participantes
Confiabilidad, calidad y eficiencia en soluciones y servicios
Inversión en mejora continua e innovación
Responsabilidad económico socioambiental





RELACIONES COLABORATIVAS

Trabajo en equipo
Atención genuina a las necesidades del otro
Respeto a la diversidad
Actitudes colaborativas con los públicos objetivos



​​​​SEGURIDAD

Confidencialidad e integridad en el procesamiento de informaciones
Disponibilidad y continuidad del negocio


 

VALORIZACIÓN DEL HUMANO

Respeto al individuo

Incentivo al desarollo personal

Ambiente saludable


 


 


 


   
​ÉTICA
 
Actitud íntegra y responsable  

Valor innegociable, esencial en nuestras relaciones. El Código de Ética y Conducta de CIP guía nuestras acciones y fortalece nuestros principios en las interacciones con nuestros públicos: Consejo de Administración, Empleados, Participantes, Comités de Asesoramiento, Instituciones Financieras, Organismo de Regulación, Instituciones Públicas, Aliados de Negocios, Suministradores, Asociaciones y Prestadores de Servicio. 

Aplicable a todos los empleados y externalizados, el Código y las Directrices del Programa de Integridad son complementarios a las Normas y Políticas de la Organización.

​​
RELACIONES

Trabajar en el desarrollo y en la sustentación de relaciones colaborativas, que produzcan soluciones y servicios en beneficio de la sociedad es uno de los principios de la filosofía de CIP.

 
Relaciones colaborativas cultivadas por CIP:

 
 
Relacionamentos Internacionais   
                 

 

Participantes

Son consideradas Participantes todas las empresas que disfrutan de las soluciones y servicios, ya sean ellas asociadas o no a CIP. Actualmente existen 1361 Participantes diferentes que utilizan los servicios.