Logon
English Español Português
Área Restrita
Login

Senha
Entrar
Esqueci a senha

 
​​​​​​​​

A CIP é uma associação civil sem fins lucrativos que integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Com isonomia e neutralidade, provemos soluções que promovem a evolução do mercado financeiro e o desenvolvimento da sociedade.   

Contamos com portfólio de soluções e serviços que integram tecnologia, inovação e segurança para as transações financeiras efetivadas no país.    
Somente em 2018 processamos mais de 20 milhões de operações financeiras diariamente, cerca de 2,5 milhões de operações eletrônicas, 7 milhões por dia de transações de pagamentos com cartões para estabelecimentos comerciais, totalizando mais de 213 bilhões de transações por mês.     
Provemos infraestrutura para os movimentos do mercado financeiro ou segundo a definição do Bank for International Settlement, somos uma “Financial Market Infrastructure”, portanto, proporcionamos confiabilidade, disponibilidade e segurança às movimentações financeiras e ao seu tráfego.    
Em última análise contribuímos para um mercado financeiro sólido e estável em benefício de toda a sociedade.   

 
Iniciamos nossas operações em 10 de abril de 2001 como Clearingban. Ao longo de nossa trajetória, acompanhamos a evolução do mercado financeiro e desenvolvemos soluções adequadas para cada momento.    
A primeira delas foi o SITRAF (Sistema de Transferência de Fundos), para a compensação de liquidação de Transferência Eletrônica Disponível. O produto foi desenvolvido numa época em que a crescente globalização da economia e a interdependência dos mercados financeiros, exigiam mais rigor e sofisticação para o sistema de pagamentos.   

 
Nossas soluções e serviços proveem confiabilidade, disponibilidade e segurança ao mercado financeiro. Todos os sistemas são monitorados para operar com total acessibilidade e maximizar a eficiência ao negócio de nossos Participantes.   
A excelência de desempenho da CIP atraiu inúmeras instituições que hoje utilizam nossas soluções e serviços. Entre elas, Instituições Financeiras e de Pagamentos, Credenciadores, Subcredenciadores, Instituidores de Arranjos (bandeiras), Cartórios, Fundos, Gestores de Bancos de Dados, Consórcios, Empresas de leasing, Cooperativas de Crédito e Governos.   
Somos reconhecidos no mercado global como Câmara de Pagamentos, com atuação no Brasil e participação em eventos internacionais para apresentar nossos serviços e soluções, conhecer outras práticas de mercado e fomentar o aprimoramento dos meios de pagamento no mundo.   
Somos membros do IPFA - International Payments Framework Association, da Asociación Latina de Camaras de Compensación, do Global Payments Forum, dentre outras associações.   

 
Acreditamos na convergência de esforços que gera a energia que inspira, a vibração que motiva e a esperança que alimenta e mobiliza o ser humano na construção do futuro desejado.   
A CIP é o resultado desta convergência, deste pensar e trabalhar coletivamente, compondo interesses e multiplicando a ampla capacidade inovadora do ser humano para a geração do bem comum.   
Trabalhamos para desenvolver soluções colaborativas com tecnologia, inovação e valorização do humano incluindo a meta de minimizar riscos e reduzir custos.    
Mais do que isso, junto com nossos participantes e a dedicação de todas as pessoas que constroem a história da CIP, buscamos a construção do futuro. E estamos preparados para todas as transformações do mercado.




​​​​
 
​​
About us

 
We contribute to a stable, secure and innovative financial market which benefits society.



CIP is a not-for-profit association which is part of the Brazilian Payments System (SPB). We provide solutions that encourage financial market evolution and the development of society, fairly and neutrally. 

We have been around for 18 years and nowadays a solutions and services portfolio that includes technology, innovation and security for financial transactions made in Brazil.    

 
In 2018 alone, we processed over 2 million financial transactions per day, around 2 million online transactions, 7 million card payment transactions at commercial establishments per day, totaling over 130 (sic) transactions per month.    
 
We provide infrastructure for financial movements or, according to the Bank for International Settlement definition, we are "Financial Market Settlement Infrastructure", in other words, we are reliable, available and secure in conducting financial activity and traffic.    

 
The bottom line is, we contribute to a solid and stable financial market, benefitting society as a whole.


 

 
Our History

 
Almost two decades of history and innovation.
 

 
We began to operate on April 10, 2001 as Clearingban. Throughout our journey, we have kept up with evolution of the financial market and developed appropriate solutions.   

 
The first of these was SITRAF (Fun Transfer System) to offset the settlement of Electronic Funds Transfers. This product was developed at a time of increasing economic globalization and financial market interdependence, requiring more rigorous, sophisticated payment systems.​


 

 
Our activities

 
Availability and operational excellence.

Our solutions and services provide a more reliable, available and secure financial market. All our systems are monitored in order for operation to be fully accessible and to maximize efficiency of our Participants' business.   

 
CIP's excellent perfomance has attracted countless institutions which now use our solutions and services. These include banks, certifiers, notaries, funds, database managers, financial departments, consortia, leasing companies, credit cooperatives, credit card associations, governments and the general public.   

 
We are globally recognized as a Clearing House, operating in Brazil and taking part in international events to introduce our services and solutions, become familiar with other market practices and encourage the improvement of payment methods all over the world.   

 
We are a member of IPFA - International Payments Framework Association, of the Asociación Latina de Camaras de Compensación (Latin American Association of Clearing Houses, of the Global Payments Forum, among other associations.   



Certifications

 
CIP has total redundancy built into its facilities

 
We are one of the first organizations in Brazil to receive certification.


 
ISO 27001 – Information Security
 
This standard is an international reference for information security. It shows CIP’s excellence in terms of security, integrity, availability and confidentiality of information.


 
ISO 22301 - Business Continuity

Adopting the Business Continuity Management System minimized negative impacts from disasters, deviations or unforeseen circumstances, preserving human life and keeping the House’s business going. 


For further information:​​

Our Purpose

 
Fairness in offering solutions that encourage financial market evolution

 

 
We believe in the convergence of effort that creates energy that inspires, movement that motivates and hope that feeds and mobilizes the human being to construct the desired future.

 
CIP is the result of this convergence, of thinking and working collectively, bringing together interests and multiplying the broad innovative capacity of the human being for the common good.  

 
We work to develop collaborative solutions, with technology, innovation and valuing humans, aiming to minimize risks and reduce costs. 

 
What is more, together with our participants and the dedication of all those who have been part of building CIP, we seek to build the future. And we are prepared for all the transformations the market may undergo.




​​​​​​
​​
Quiénes somos

 
Contribuimos para tener un mercado financiero estable, seguro e innovador, que actúa en beneficio de la sociedad.

CIP es una asociación ánimo de lucros que integra el Sistema de Pagos Brasilenõ (SPB). Con isonomía y neutralidad, proveemos soluciones que promueven la evolución del mercado financiero y el desarrollo de la sociedad.   

Con 18 años de existencia, hoy contamos con un portafolio de soluciones y servicios que integran tecnología, innovación y seguridad para las transacciones financieras realizadas en el país.
    
Sólo en 2018 hemos procesado más de 2 millones de operaciones financieras diariamente, cerca de 2 millones de operaciones electrónicas, 7 millones por día de transacciones de pagos con tarjetas de crédito para estabelecimientos comerciales, un total de más de 130 transacciones por mes.     

 
Proveemos infraestructura par alos movimientos del mercado financiero o, según la difinición de Bank for International Settlement, somos una "Financial Market Settlement Infrastructure", es decir, proporcionamos confiabilidad, disponibilidad y seguridad para los movimientos financieros y su tráfico.
    
En resumen, contribuimos para tener un mercado financiero sólido y estable, en beneficio de toda la sociedad.   

 

Nuestra Historia

 
Casi dos décadas de historias e innovación.
 
Iniciamos nuestras operaciones el 10 de abril de 2001, como Clearingban. A lo largo nuestra trayectoria, hemos seguido la evolución del mercado financiero y hemos desarrollado soluciones adecuadas para cada momento.    

 
La primera fue el Sistema de Transferencia de Fondos (SITRAF) para la compensación de liquidación de Transferencia Electrónica Disponible. El producto fue desarrollado en una época que la creciente globalización de la economía y la interdependencia de los mercados financieros exigían más rigor y sofisticación para el sistema de pagos.   

 
Nuestra actividad

 
Disponibilidad y excelencia operacional.


 
Nuestras soluciones y servicios proveen confiabilidad, disponibilidad y seguridad al mercado financiero. Todos los sistemas son monitoreados para operar con total accesibilidad y maximizar la eficiencia al negocio de nuestros Participantes.   

 
La excelencia de desempeño de CIP ha atrído muchas instituciones que hoy utilizan nuestras soluciones y servicios. Entre ellas, bancos, acreditadores, notarías, fondos, gestores de bancos de datos, financieras, consorcios, empresas de leasing, cooperativas de crédito, marcas de tarjeta de crédito, gobiernos y el público en general.
   
Somos reconocidos en el mercado global como Cámara de Pagos, con operación en Brasil y participación en eventos internacionales para representar nuestros servicios y soluciones, conocer otras prácticas de mercados y fomentar la mejora de los medios de pago en el mundo.
   
Somos miembros del International Payments Framework Association (IPFA), de la Asociación Latina de Cámaras de Compensación, de Global Payments Forum, entre otras asociaciones​.   

 

 

 
Certificaciones

 
CIP tiene redundancia completa de sus ambientes

 
Somos una de las primeras organizaciones que recibió estas certificaciones en Brasil.

 
ISO 27.301 - Continuidad de la Información

 
La norma es referencia internacional para Seguridad de la Información. Traduce la excelencia de CIP en lo que se refiere a seguridad, integridad, disponibilidad y confidencialidad de la información.

 
ISO 22.301 - Continuidad de Negocios

 
La adopción de un Sistema de Gestión de Continuidad de Negocios minimiza impactos negativos provenientes de desastres, desviaciones o circunstancias inesperadas, que preservan vidas humanas y mantienen activos los negocios de la Cámara.

 
Obtenga más información en:

 

 
Nuestra propósito

 
Isonomía para ofrecer soluciones que promuevan la evolución del mercado financiero.

 

 
Creemos en la convergencia de esfuerzos que genera la energía que inspira, la vibración que motiva y la esperanza que alimenta y moviliza el ser humano en la construcción del futuro deseado.

 
CIP es el resultado de esta convergencia, de este pensar y trabajar colectivamente, para alinear intereses y multiplicar la amplia capacidad innovadora del ser humano para la generación del bien común.

 
Trabajamos para desarrollar soluciones colaborativas, con tecnología, innovación y valoración del humano, con el objetivo de minimizar riesgos y reducir costos. 

 
Más que eso. Junto con nuestros participantes y la dedicación de todas las personas que construyen la historia de CIP, buscamos la construcción del futuro. Y estamos preparados para todas las transformaciones del mercado​.


 



Linha do Tempo
Timeline
Linea del Tiempo
​​​FILOSOFIA ORGANIZACIONAL   

 
​​​VISÃO

Ser referência global em soluções e serviços financeiros, que promovam evolução do mercado e o desenvolvimento da sociedade.

MISSÃO

Prover serviços e soluções para o sistema financeiro de forma colaborativa, inovadora e proativa com eficiência e segurança.
​VALORES


ÉTICA

Atitude íntegra e responsável


REFERÊNCIA EM SERVIÇOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Busca pelo encantamento dos Participantes
Confiabilidade, qualidade e eficiência nas soluções e serviços
Melhoria contínua e inovação
Responsabilidade econômico-socioambiental



RELACIONAMENTOS COLABORATIVOS

Trabalho em equipe
Atenção genuína às necessidades do outro
Respeito à diversidade
Atitudes colaborativas com os públicos de interesse


VALORIZAÇÃO DO HUMANO

Respeito ao indivíduo
Incentivo ao desenvolvimento pessoal
Ambiente saudável​
​​​​SEGURANÇA

Confidencialidade e integridade no tratamento de informações
Disponibilidade e continuidade de negócio

​ÉTICA   

 
Atitude íntegra e responsável

 
Valor inegociável, essencial em nossos relacionamentos. O Código de Ética e ​Conduta da CIP pauta nossas ações e fortalece nossos princípios nas interações com nossos públicos: Conselho de Administração, Funcionários, Participantes, Comitês de Assessoramento, Instituições Financeiras, Órgãos Reguladores, Instituições Públicas, Parceiros de Negócios, Fornecedores, Associações e Prestadores de Serviço. Aplicável a todos os funcionários e terceirizados, o Código e as Diretrizes do Programa de Integridade são complementos às Normas e Políticas da Organização.​
​​
RELACIONAMENTOS

Trabalhar no desenvolvimento e na sustentação de relacionamentos colaborativos, que gerem soluções e serviços em benefício da sociedade é um dos princípios da filosofia da CIP.

 
Relacionamentos colaborativos cultivados pela CIP   

 
B3   
DATAPREV   

 
Relacionamentos Internacionais   


 

   
Participantes   

 
São consideradas Participantes todas as empresas que usufruem das soluções e serviços, sejam elas associadas ou não à CIP. Atualmente existem 1170 Participantes distintos que utilizam os serviços.





​​​ORGANIZATIONAL PHILOSOPHY  

 
​​​VISION – Our point of view

To be a global reference in financial services and solutions that encourages the evolution of the market and the development of society.


MISSION - Our commitment

To provide financial system services and solutions collaboratively and innovatively and using technology.
VALUES - Our beliefs


REFERENCE IN CORPORATE GOVERNANCE SERVICES

Constantly striving to impress our Participants.
Reliability, quality and efficiency in ​solutions and services.
Investment in continuous improvement and innovation.
Economic and socio-environmental responsibility.


COLLABORATIVE RELATIONSHIPS

Teamwork.
Genuinely attentive to the needs of others.
Respectful of diversity.
Collaborative attitude with stakeholders.



​​​​SECURITY

Confidentiality and integrity when dealing with information.
Availability and business continuity.



ETHIC

​​
Not negotiable; this value is essential to our relationships. The CIP Code of Ethics and Behavior guides our actions and is the backbone of our principles when interacting with our stakeholders: Board of Directors, Employees, Participants, Advisory Committees, Financial Institutions, Regulatory Agencies, Government Institutions, Business Partners, Suppliers, Associations and Service Providers.

Applicable to all employees and outsourced staff, the Code and the Integrity Program Guidelines are supplementary to the Organization Standards and Policies.

​​
RELATIONSHIPS

It is part of our nature to invest in collaborative relationships. This is why our principles include developing collaborative relationships to create solutions and services that benefit society as a whole.

 
Collaborative relationships which we have had the pleasure of cultivating:   


 
International Relationships   












​​​FILOSOFÍA ORGANIZACIONAL   

 
​​​VISIÓN – Nuestra visión

Ser referencia global en soluciones y servicios financieros que promuevan la evolución del mercado y el desarrollo de la sociedad.

MISIÓN – Nuestro compromiso

Proveer servicios y soluciones integrados para el sistema financiero, de manera colaborativa, tecnológica e innovadora.

VALORES – En los que creemos

REFERENCIA EN SERVICIOS Y GOBERNANZA CORPORATIVA

Búsqueda constante a través del encantamiento de los Participantes.
Confiabilidad, calidad y eficiencia en soluciones y servicios.
Inversión en mejora continua e innovación.
Responsabilidad económico socioambiental.




RELACIONES COLABORATIVAS

Trabajo en equipo.
Atención genuina a las necesidades del otro.
Respeto a la diversidad.
Actitudes colaborativas con los públicos objetivos.



​​​​SEGURIDAD

Confidencialidad e integridad en el procesamiento de informaciones.
Disponibilidad y continuidad del negocio.



​ÉTICA  


Valor innegociable, esencial en nuestras relaciones. El Código de Ética y Conducta de CIP guía nuestras acciones y fortalece nuestros principios en las interacciones con nuestros públicos: Consejo de Administración, Empleados, Participantes, Comités de Asesoramiento, Instituciones Financieras, Organismo de Regulación, Instituciones Públicas, Aliados de Negocios, Suministradores, Asociaciones y Prestadores de Servicio. 

Aplicable a todos los empleados y externalizados, el Código y las Directrices del Programa de Integridad son complementarios a las Normas y Políticas de la Organización.

​​
RELACIONES

Es una característica nuestra invertir en relaciones colaborativas. Por ello, tenemos como principio desarrollar relaciones colaborativas que generan soluciones y servicios en beneficio de toda la sociedad.

 
Relaciones colaborativas que tenemos satisfacción de cultivar:

 
Relacionamentos Internacionais