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​​​​​​​​​​​​​​​​A CIP está alinhada às melhores práticas do mercado com base em isonomia e neutralidade. Sempre pautados por este objetivo, trabalhamos no aperfeiçoamento diário do nosso sistema de gestão e práticas de governança corporativa.

Somos regidos:

  • Pelo Estatuto Social;
  • Pelas disposições legais aplicáveis às câmaras e aos prestadores de serviço de compensação e de liquidação, no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB);
  • Pelas normas complementares ou regulamentares editadas pelos órgãos públicos competentes.

Nossa governança é composta:

  • Pelo Conselho de Administração;
  • Pelo Diretor de Relacionamento Institucional;
  • Pelos Comitês de Assessoramento ao Conselho; 
  • Pelo Colegiado.

Todos os papéis e responsabilidades estão definidos no Estatuto Social, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária, no Regimento Corporativo e nos Regimentos dos Comitês de Assessoramento aprovados pelo Conselho de Administração


 


 
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

 

Constituído por representantes dos 39 bancos associados à CIP, sendo sete titulares e igual número de suplentes, eleitos ou reeleitos a cada dois anos em Assembleia Geral. Os conselheiros não recebem remuneração de qualquer espécie.

Atuação

  • Aprovar a composição dos Comitês de Assessoramento;
  • Estabelecer as diretrizes gerais das operações da CIP;
  • Estabelecer a estrutura organizacional;
  • Estabelecer os recursos necessários ao desenvolvimento das atividades.

Todas as deliberações são registradas em atas que ficam arquivadas na sede da CIP. O extrato das atas é registrado no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas. 


 



 
​​​DIRETOR DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

 
Nomeado pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, com permissão de recondução ao cargo. É vedada qualquer remuneração pelo desempenho das funções estatutárias.

 
Atuação
  • Coordenar o relacionamento e representar a CIP junto ao Banco Central do Brasil; 
  • Zelar pelo cumprimento de normas, matérias regulatórias, disciplinares, procedimentos contábeis definidos pela legislação em vigor;
  • Representar a CIP perante a Receita Federal.
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COMITÊS DE ASSESSORAMENTO

 

Nosso Conselho de Administração é assessorado por sete comitês nas suas respectivas áreas de atuação. Todos têm papéis e responsabilidades definidos em Regimentos.  

Regimento do Comitê de Auditoria
Regimento do Comitê de Finanças e Controladoria
Regimento do Comitê de Negócios
Regimento do Comitê de Remuneração
Regimento do Comitê de Riscos, Controles Internos e Compliance
Regimento do Comitê de Segurança da Informação e Cibernética
Regimento do Comitê de Tecnologia da Informação


Os integrantes dos Comitês não recebem remuneração, exceto o coordenador independente do Comitê de Auditoria, e os integrantes independentes do Comitê de Remuneração, contratados exclusivamente para essa função. 

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CIP is aligned with market best practices based on fairness and neutrality. Guided by this aim, we work every day to improve our management system and corporate governance practices.

We are governed by:

  • The Articles of Incorporation;
  • The legal provisions applicable to clearing houses and offset and settlement services within the scope of the Brazilian payments system (SPB);
  • Supplementary or regulatory standards issued by the competent government bodies.

Our governance consists of:

  • The Board of Directors;
  • The Institutional Relationship Officer;
  • Board Advisory Committees;  
  • The Board.

All roles and responsibilities are outlined in the Articles of Incorporation, approved at the Special General Meeting, in the Corporate Regulations and in the Advisory Committee Regulations, approved by the Board of Directors. 


 


 
BOARD OF DIRECTORS

 

Made up of representatives of the 39 banks associated with CIP, of which seven are acting, with the same number of alternates, elected or re-elected every two years at the General Meeting. Directors are not compensated in any way.

Activities

  • To approve the composition of the Advisory Committees; 
  • Establish overall guidelines for CIP activities; 
  • Establish the organizational structure;
  • Establish the resources needed to carry out activities.

All resolutions are recorded in the minutes, which are filed at CIP headquarters. Extracts of the minutes are recorded at the Civil Registry of Legal Entities.


 



 
​​​INSTITUTIONAL RELATIONSHIP OFFICER 

 
Appointed by the Board of Directors for a two-year term, with re-appointment allowed. Any compensation for performance of the functions set out in the articles is forbidden.

 
Activities
  • Coordinates relationships and represents CIP before the Central Bank of Brazil;  
  • Ensures compliance with the standards, regulatory and disciplinary issues and the accounting procedures established by the legislation in effect;
  • Represents CIP before the Federal Revenue Office.
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ADVISORY COMMITTEES

 

Our Board of Directors is advised by seven committees in their respective areas of operation. The roles and responsibilities of each are set out in the ​Regulations.  

Audit​  Committee Regulations
Finance and Controllership Committee Regulations
Business Committee Regulations
Compensation Committee Regulations
Risk, Internal Control and Compliance Committee Regulations
Information and Cybernetic Security Committee Regulations
Information Technology Committee Regulations
 

Committee members are not remunerated, with the exception of the Independent Coordinator of the Audit Committee and independent members of the Compensation Committee, hired exclusively for this purpose. 


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​​​​​​​​​​​CIP está alineada a las mejores prácticas del mercado, basadas en isonomía y neutralidad. Siempre guiados por este objetivo, trabajamos en el perfeccionamiento diario de nuestro sistema de gestión y prácticas de gobernanza corporativa.

Somos regidos:

  • Por el Estatuto Social;
  • Por las disposiciones legales aplicables a las cámaras y a los prestadores de servicio de compensación y de liquidación, en el ámbito del Sistema de Pagos Brasileño (SPB);
  • Por las normas complementarias o reguladoras editadas por los organismos públicos competentes.

Nuestra gobernanza está compuesta:

  • Por el Consejo de Administración;
  • Por el Director de Relación Institucional;
  • Por los Comités de Asesoramiento del Consejo;  
  • Por el Colegiado.

Todos los roles y responsabilidades están definidos en el Estatuto Social, aprobado en Asamblea General Extraordinaria, en el Reglamento Corporativo y en los Reglamentos de los Comités de Asesoramiento, aprobados por el Consejo de Administración

 


 
 CONSEJO DE ADMINISTRACIÓN

 

Constituido por representantes de los 39 bancos asociados a CIP, siete son titulares, e igual número de suplentes, elegidos o reelegidos a cada dos años, en la Asamblea General. Los consejeros no reciben remuneración de ningún tipo.

Actividad

  • Aprobar la composición de los Comités de Asesoramiento; 
  • Establecer las directrices generales de las operaciones de CIP; 
  • Establecer la estructura organizacional;
  • Establecer los recursos necesarios para el desarrollo de las actividades.

Todas las deliberaciones son registradas en actas, que son archivadas en la sede de CIP. El extracto de las actas se registra en la Notaría de Registro Civil de las Personas Jurídicas.


 



 
​​​DIRECTOR DE RELACIÓN INSTITUCIONAL

 
Nombrado por el Consejo de Administración para un mandato de dos años, con permiso de reconducción al cargo. Está prohibida cualquier remuneración por el desempeño de sus funciones estatutarias.

 
Actividad
  • Coordinar la relación y representar a CIP en el Banco Central de Brasil; 
  • Velar por el cumplimiento de normas, materias de regulación, disciplinarias, procedimientos contables definidos por la legislación en vigor;
  • Representar a CIP en la Hacienda Pública de Brasil.
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COMITÉS DE ASESORAMIENTO

 
Nuestro Consejo de Administración es asesorado por siete comités, en sus respectivas áreas de actividad. Todos tienen roles y responsabilidades definidos en Normas.  

 


Los integrantes de los Comités no reciben remuneración, excepto el Coordinador independiente del Comité de Auditoría y los integrantes independientes del Comité de Remuneración, contratados exclusivamente para esta función. 

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