Núclea

black

Cibersegurança em tempos de transformação digital

Proteger a segurança da informação é uma tarefa obrigatória em tempos de transformação digital. A introdução de novas tecnologias e um mindset de inovação ajudaram as empresas a otimizar seus resultados, mas também exigem mudanças em relação ao resguardo dos seus dados.

 

As instituições financeiras, por exemplo, lidam com informações sensíveis de clientes, que devem ser protegidas até mesmo para manter a boa reputação do negócio.

 

Neste post, falaremos do conceito de cibersegurança, como implementá-lo na empresa e sua relação com a transformação digital. Boa leitura!

O que é cibersegurança?


A ideia de cibersegurança surgiu com o trabalho de um especialista na proteção de sistemas de informática, o alemão Bernd Fix, que registrou o primeiro caso de remoção de um vírus de computador.

 

Com o tempo, o termo evoluiu para descrever os procedimentos, ações e tecnologias que têm como missão principal garantir a segurança digital.

 

Esse assunto ficou ainda mais em evidência com a transformação digital, um termo que descreve a presença cada vez mais forte da tecnologia nas empresas, além da mudança do mindset das organizações, que agora é mais fortemente focado no ambiente digital.

 

Com a evolução da tecnologia e profissionais cada vez mais técnicos, os hackers se tornaram mais inofensivos, certo? Errado! Afinal, eles não são criminosos comuns, mas pessoas com um conhecimento avançado sobre ferramentas digitais. Por isso, seus ataques conseguem provocar:

 

  • perda de dados confidenciais, parcial ou total, que também pode levar a um pedido de resgate, conhecido como ransomware;
  • roubo de senhas, dados bancários e outras informações sigilosas;
  • espionagem industrial, com o intuito de vender informações para concorrentes;
  • manipulação dos dados empresariais;
  • disseminação de spam e de links suspeitos.

 

Como garantir a cibersegurança em tempos de transformação digital?


A nova era de negócios, também conhecida como Indústria 4.0, introduziu o conceito de transformação digital. Nesse cenário, a tecnologia é onipresente em empresas de todos os segmentos e portes.

 

Com a presença maciça de soluções digitais, infelizmente também surgem novas frentes para os hackers atacarem. Assim, em vez de sabotar computadores pessoais, eles podem se concentrar em instituições financeiras, que lidam com ativos muito maiores.

 

É por isso que a necessidade de cibersegurança está atrelada à transformação digital. Nesse sentido, mostraremos a seguir as principais dicas para garantir a proteção virtual da empresa.

 

Tenha uma política de segurança interna   

 

Para que a cibersegurança da sua empresa seja robusta, é preciso estabelecer regras que mostrem que esse é um pilar da organização. Assim, é necessário tomar medidas legais para proteger dados, como o sigilo de documentos internos, dispositivos de armazenamento pessoal, e-mail particular, entre outras ações.

 

Para os colaboradores, isso pode parecer um pouco rígido no primeiro momento, mas basta conscientizá-los sobre os estragos que hackers podem fazer em um negócio. Recentemente, um único criminoso conseguiu desviar R$ 3 bilhões em criptomoedas, mesmo em um sistema protegido. Por isso, todo cuidado é pouco.

 

Monitore sistemas e redes

 

A rede corporativa deve ser monitorada constantemente. Verifique periodicamente os sistemas por meio de varreduras programadas, testes e rastreamentos. Como essa é uma atividade mais avançada, o ideal é contar com profissionais especializados, terceirizados ou não.

 

Algo simples e eficaz é instalar um bom antivírus. O programa deve ser original, uma vez que softwares piratas não recebem atualizações — além da óbvia contradição de se proteger contra vírus utilizando um programa que pode ser um vírus ambulante.

 

Muitos gestores acreditam que o sistema é seguro porque a empresa não foi invadida até então. Mas isso não significa que ela esteja imune. Por isso, adote soluções de cibersegurança que mantenha uma boa defesa.

 

Promova treinamentos para os colaboradores

 

Uma empresa que conte com um quadro inteiro de funcionários com habilidades avançadíssimas em tecnologia é improvável, mas isso não significa que o conhecimento deles sobre cibersegurança não possa ser aperfeiçoado.

 

Por isso, é essencial promover treinamentos que ensinem essas pessoas a utilizar as ferramentas e programas da melhor forma, reforçando a necessidade de cumprir medidas preventivas simples, como não utilizar dispositivos pessoais, como pen drives, nos computadores da empresa.

 

Além disso, a empresa deve apostar em capacitações que demonstrem efetivamente as táticas de ataque dos criminosos, como o phishing. Assim, será mais fácil identificar situações suspeitas e contorná-las.

 

Faça backups regulares

 

Fazer cópias dos arquivos e dos trabalhos em curso é uma maneira de resguardá-los, mesmo que a empresa sofra um ataque. Assim, será possível repor o que foi perdido.

 

Tudo o que for de importância para o negócio deve ser incluído no armazenamento. Além disso, priorize empresas de boa reputação para prover o serviço de computação em nuvem — escolha uma opção que seja referência em defesas bem-sucedidas contra tentativas de invasão.

 

Atualize os softwares

 

Quando sobe aquela janelinha à direita no computador informando sobre uma atualização, você clica nela ou sempre adia o processo? Caso a segunda opção seja a sua resposta mais frequente, é hora de mudar de ideia.
Isso porque programas e equipamentos com versões desatualizadas são brechas consideráveis na cibersegurança.

 

Lembre-se de que os dispositivos estão conectados à internet, então os hackers sempre estarão à espreita em suas tentativas de invasão.

 

Invista em controle de acesso  

 

Uma medida simples, mas frequentemente negligenciada, é a implementação de controles de acesso. Um exemplo são os sistemas de identificação de digitais, que restringem a entrada de pessoas não autorizadas à área de infraestrutura ou mesmo às dependências da empresa.

 

Como grande parte dos programas que as empresas usam hoje fica na nuvem, também vale a pena pesquisar a reputação dos provedores desses serviços antes de fechar qualquer negócio.

 

Estude as vulnerabilidades

 

A transformação digital traz muita evolução, mas também aumenta as preocupações com a cibersegurança. Por isso, é preciso estudar a atual situação do negócio para conduzir uma gestão de riscos apropriada.
É crucial entender bem as tecnologias implementadas na empresa para que todos os riscos e vulnerabilidades sejam mapeados. Um parceiro especializado pode ajudar nessa constatação — falaremos dessa possibilidade mais adiante.

 

Depois da análise inicial, os gestores poderão listar prioridades a partir dos maiores riscos constatados. Assim, a política de segurança pode ser atualizada.

 

Promova testes de segurança

 

Com uma boa quantidade de colaboradores bem treinados, é possível realizar um teste de segurança que simule um ciberataque. Um exemplo é o chamado Red Team, um grupo de hackers éticos que pode ser contratado pela empresa para explorar possíveis falhas.

 

Já o time que tentará se proteger é o Blue Team. Esse teste é muito interessante para entender a real capacidade da empresa de se defender de ameaças externas. Ele será uma espécie de prova de fogo para garantir a segurança do seu time.

 

Como uma empresa especializada pode ajudar?

 

Com a Núclea, a segurança da sua empresa está em primeiro lugar. Uma das razões para contar conosco é que asseguramos a proteção do seu negócio, uma que vez investimos continuamente em tecnologias de alta performance.

 

Além disso, atuamos com os mais altos níveis de segurança, comprovadas pelas ISO 27001 e 22301. Assim, para garantir a proteção da informação e a continuidade dos negócios, a Núclea também trabalha com altos níveis de disponibilidade dos sistemas, agilidade e eficiência com os nossos clientes.

 

Nosso objetivo é promover 100% de disponibilidade dos serviços, evitando a paralisação das atividades que prejudicam financeiramente qualquer negócio. Sabemos a importância da cibersegurança em tempos de transformação digital: como foi possível ver neste artigo, uma não caminha sem a outra.

 

Como pudemos ver, a cibersegurança se tornou um tema ainda mais sensível na era da transformação digital. Proteger os sistemas é garantir a segurança das informações da empresa, dos clientes e manter uma boa reputação e a competitividade no mercado.