Núclea

black

Transformação Digital Bancária: descubra como a Núclea impulsiona os bancos a avançarem rumo à era digital, oferecendo soluções inovadoras, seguras e orientadas a dados

No atual cenário da transformação digital, os bancos enfrentam desafios significativos para se adaptarem às demandas crescentes dos clientes, aumentarem seu potencial analítico e se manterem competitivos.

 

Nesse contexto, a Núclea emerge como uma parceira estratégica, fornecendo soluções inovadoras que ajudam os bancos a impulsionarem seus negócios de forma eficiente.

 

Ao longo deste artigo, exploraremos em detalhes como a Núclea está impulsionando os bancos a avançarem na era digital, destacando as soluções inovadoras que estão transformando o setor financeiro.

Numa realidade baseada em dados, como tomar decisões mais assertivas?

 

Quando falamos da transformação digital dos bancos, decisões baseadas em dados se tornaram uma aliada nas operações dessas instituições. Contudo, existem muitos desafios significativos quando se trata da tomada de decisão para riscos de crédito, fraudes, conhecimento sobre o cliente e inadimplência.

 

A avaliação do risco de crédito é um processo complexo, e exige análises minuciosas das informações financeiras e histórico dos clientes. Identificar usuários mais propensos a inadimplir ou apresentar riscos é essencial para a saúde financeira dos bancos.

 

A Núclea, ao longo de mais 20 anos, desenvolveu diversas soluções exclusivas para o mercado financeiro, o que permitiu aplicar inteligência de dados e o processamento de um alto volume de informações censitárias e únicas.

 

O resultado disso foi a criação de soluções de Data Insights  e Antifraude  com capacidade de:

 

  • Realizar análises avançadas para a tomada de decisão
  • Aplicar algoritmos inteligentes e tecnologias como IA e Machine Learning
  • Fornecer insights valiosos
  • Detectar fraude com alta precisão e eficiência

 

Ao oferecer análises precisas e em tempo real, a Núclea permite que os bancos tomem decisões mais assertivas, reduzindo riscos financeiros, melhorando a eficiência operacional e proporcionando uma experiência mais segura e confiável para seus clientes.

 

Veja algumas das possibilidades:

 

Análise precisa em todo ciclo de crédito

 

Na Núclea, os bancos contam com soluções de dados para enriquecer suas análises em todo o ciclo de crédito. Aplicamos fontes de dados exclusivas para tornar mais eficiente a tomada de decisão, reduzindo riscos e trazendo mais lucratividade para o negócio.

 

Unindo fontes de dados exclusivas, algoritmos inteligentes e um score de crédito robusto, você pode realizar análises avançadas com precisão, reduzindo o risco de crédito e inadimplência.

 

Detecção de fraudes aprimorada e padronização do fluxo de contestação

 

Por meio de um hub de soluções de antifraude robusto, os bancos podem identificar padrões suspeitos e comportamentos anômalos, indicando aos bancos possíveis riscos e alertas para prevenção de fraudes de forma mais eficaz.

 

Ainda que a fraude aconteça, ajudamos a acelerar a recuperação dos valores por meio de uma Plataforma de Gestão de Contestações, além de registrar as informações para prevenção de fraudes futuras.

 

Melhoria na experiência do cliente e personalização de ofertas

 

Ao identificar melhor os clientes de baixo risco e personalizar as ofertas de crédito de acordo com suas necessidades, os bancos podem aumentar a satisfação do cliente e fortalecer o relacionamento de longo prazo.

 

Inteligência de Mercado

 

Ao analisar fontes de dados únicas e uni-las às análises dos bancos, é possível ter uma visão mais detalhada sobre o mercado e identificar oportunidades de negócio.

 

Ao analisar dados como informações demográficas, comportamento do consumidor e tendências de mercado, os bancos podem tomar decisões mais embasadas e direcionar seus esforços para segmentos de mercado específicos, criar novos produtos e maximizar suas operações.

 

Eficiência operacional ao fluxo financeiro e pagamentos

 

Com o aumento da demanda por serviços financeiros digitais, os bancos precisaram lidar com o processamento de um grande volume de transações diárias, garantindo sua eficiência e segurança.

 

Além disso, a crescente sofisticação das ameaças cibernéticas e a necessidade de conformidade com regulamentações rígidas tornam ainda mais desafiador o ambiente de pagamentos digitais.

 

A Núclea ajuda os bancos a enfrentar esses desafios e aprimorar suas operações. As empresas contam com plataformas avançadas e integradas para processar um grande volume de transações com rapidez e segurança, garantindo uma experiência fluida para seus clientes.

 

Conheça as soluções:

 

Plataforma Centralizada de Recebíveis: Realizamos o registro e controle dos recebimentos de boletos de pagamento. 100% dos dados de boletos nacionais são registrados na Núclea, podendo ser consumidos de acordo com a necessidade de cada empresa e estratégias para tomada de decisão.

 

Liquidação de Transferências de Fundos, Boletos e Cartões: Realizamos o trânsito das informações de forma segura e centralizada para liquidar as operações de crédito de múltiplos produtos financeiros, como TED, Boleto, DOC, TEC e Cartão (Débito, Crédito e Antecipação de Recebíveis).

 

Centralização da Arrecadação de Contas de Consumo e Tributos: A Núclea realiza a integração entre as concessionárias de saneamento, energia, telecomunicações, gás e órgãos públicos, com as instituições financeiras, possibilitando aos usuários bancarizados os pagamentos de suas contas de consumo pelo banco de sua preferência (que possua convênio com a concessionária).

Controle, rastreabilidade e monitoramento no ambiente de crédito

 

As soluções financeiras da Núclea proporcionam mais controle e visibilidade nas operações das empresas, tornando mais simples e rastreáveis os Processos de Consignado, Monitoramento de Corbans, Portabilidade de Crédito e Conta Salário.

 

As portabilidades, seja de crédito ou conta salário, permitem aos usuários de serviços bancários a liberdade de buscar por melhores condições e taxas em diferentes instituições, permitindo a redução do endividamento e aumento na competitividade em todo o mercado.

 

Além disso, a Núclea traz mais eficiência operacional para as instituições financeiras e para gestores de banco de dados (birôs), centralizando as informações processadas para o Cadastro Positivo. Com isso, concentrando e distribuindo as informações sobre a pontualidade de pagamentos, histórico de crédito, financiamentos e contas de consumos de consumidores e empresas.

 

É importante dizer que, a Núclea não utiliza os dados do Cadastro Positivo, apenas faz a conexão entre as instituições financeiras e os birôs, seguindo as premissas da Lei nº 12.414/2011 do Cadastro Positivo.

 

Transparência e confiabilidade para o uso de ativos financeiros como garantia de crédito

 

Maximizar operações de crédito é fundamental para impulsionar o crescimento e a rentabilidade do negócio. Mas antes de qualquer operação, é necessária a garantia de unicidade dos ativos financeiros.

 

A Núclea além de ser uma tech company, atua também como uma Registradora de Ativos Financeiros. Similar a um cartório, trazemos publicidade aos ativos, tornando os processos mais transparentes e seguros.

 

Registro de Recebíveis de Cartões: impedimos que um mesmo ativo seja utilizado em mais de uma operação de crédito, ou seja, a garantia de unicidade do ativo contribui para um ambiente de crédito mais confiável e na ampliação da utilização de ativos financeiros com baixos riscos.

 

Cessão de Crédito: além disso, proporciona mais transparência e confiança entre as Instituições Financeiras que negociam os seus contratos crédito para capitalizar recursos financeiros de forma automatizada. Desta forma, essas organizações podem ter mais segurança e agilidade na realização de operações de cessão de crédito e no registro ou bloqueio de contratos, de forma que um mesmo contrato não seja cedido mais de uma vez.

 

Impacto positivo para empresas e a sociedade

 

A Núclea oferece uma base sólida para a infraestrutura tecnológica dos bancos, permitindo-lhes inovar, cumprir premissas regulatórias, adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado e oferecer serviços financeiros de última geração.

 

O resultado disso no cotidiano dos clientes dos bancos é:

 

  • Ter um ecossistema de pagamentos e transações digitais mais inovador, seguro e protegido contra fraudes.
  • Acesso ao crédito em um cenário de ofertas mais ético, transparente e orientado a dados.
  • Liberdade para os usuários consumirem produtos e serviços de acordo suas necessidades, momento de vida e condições financeiras.
  • Movimento da economia digital reduzindo o endividamento.

 

Com ferramentas inovadoras e eficazes, os bancos contam com um parceiro estratégico para atender suas demandas crescentes de forma exponencial e segura.

 

Não perca tempo e entre em contato conosco, hoje mesmo, para descobrir como podemos ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso.