CIP S.A

menu
menu
menu
search

Plataforma Centralizada de Recebíveis

Centralização de dados de boletos de pagamento.

Com a PCR, as instituições participantes incluem e alteram seus próprios boletos e devem consultar, previamente, os boletos emitidos por todas as instituições participantes no pagamento ou no agendamento.

Destinado às instituições financeiras e de pagamento autorizadas pelo Banco Central, a Plataforma Centralizada de Recebíveis tem como objetivo ajudar as instituições a cumprir as premissas regulatórias relacionadas a operacionalização de boletos de pagamento, proporcionando mais segurança, agilidade e conveniência para a sociedade e o mercado financeiro.

Com a implementação da PCR, sua instituição pode otimizar a experiência de seus usuários, com:

Facilitação dos pagamentos em atraso

Possibilidade de pagamento de boletos vencidos em qualquer instituição.

Melhoria o ambiente de crédito

O ambiente de crédito também é beneficiado, pois, os boletos de cobrança são fortemente utilizados em operações de crédito de antecipação e desconto, portanto, boletos registrados e validados na base PCR se tornam garantias mais confiáveis para tais operações.

Mais vantagens para a sua instituição após aderir a PCR

Proteção dos Usuários
Com aplicação da PCR, os pagamentos em atraso não precisam ser pagos com dinheiro em espécie, reduzindo o risco de crimes e assaltos.

Redução do volume de inconsistências
O fato de os bancos consultarem os boletos em nossa base (PCR) mitiga o risco de recebimento de boletos com divergência, reduzindo assim as inconsistências.

Rastreabilidade das Operações
A possibilidade dos órgãos reguladores e fiscalizadores rastrearem todo ciclo de vida e informacional de um boleto. E o BCB, atuando como regulador do SFN, recebe diariamente informações extraídas da PCR.

Ampliação do DDA
O cliente DDA passa a ter maior amplitude e total visão dos seus boletos a pagar, pois, até a implementação da PCR, alguns nichos atuavam com boletos sem registro, modalidade esta que só era identificada pelos bancos após o pagamento do boleto, logo, estes não eram passíveis de apresentação previa aos clientes DDA.

Documentos de Plataforma Centralizada de Recebíveis

Confira os documentos, comunicados e a lista de participantes homologados